Reconhecimento da Câmara foi voltado aos discentes do Ensino Superior que se destacaram dentro do município.
A Câmara Municipal de Alagoinhas, por meio de requerimento da vereadora Luma Menezes, realizou na tarde desta quinta-feira, 31, a Sessão Solene do Mérito Educacional Paulo Freire. É a terceira vez que a cerimônia é realizada em reconhecimento aos educadores de Alagoinhas.
Diferentemente das sessõs realizadas em 2022 e 2023, onde foram homenageados os educadores do ensino fundamental e infantil, essa foi a vez dos professores universitários. Para representá-los, foram convidados à mesa de abertura a professora Gracineide Selma e Genário Santos, ambos do Campus II da UNEB e Fabrício Faro, representando a Faculdade Santíssimo Sacramento e a rede de ensino particular.
Em seu discurso de abertura da Sessão, Luma relembrou o contexto do ano de 2022, quando a medalha foi criada. Durante este período, grupos reacionários hostilizavam a imagem de Paulo Freire, que além de patrono da educação no Brasil, é também o brasileiro mais citado e homenageado do mundo. Sobre esse momento Luma afirmou:“Trazer essa sessão para ser realizada nessa Casa, falar sobre Paulo Freire, as suas teorias e tudo o que ele fez e o que ele conseguiu construir e propagar na educação, é um ato de coragem”.
Paulo Freire foi escolhido para nomear a medalha alagoinhense por seu destaque enquanto filósofo e pedagogo. Além desta homenagem, Freire também recebeu a Ordem do Mérito Cultural, o prêmio Educação pela Paz, e o título de Doutor Honoris Causa em 29 universidades do mundo.
“Muita gente fala, aqui em Alagoinhas, sobre ser um polo de bebidas (…) Com certeza essas indústrias não vieram aqui simplesmente por causa da água e também por causa da sua logística, mas porque aqui tem instituições sérias, públicas e privadas, que entregam, para a sociedade, profissionais altamente capacidatados”, afirmou Fabrício Faro, diretor da Faculdade Santíssimo Sacramento, antes de conscientizar que observássemos Alagoinhas também como um polo de educação para a região.
Enquanto Faro decidiu destacar a excelência profissional das instituições, Gracineide decidiu destacar o valor humanos dos professores dizendo: “Nós, educadores, precisamos ser lembrados (…) No ensino superior, nós recebemos, não pessoas, nós recebemos sonhos. E cada um de nós, participamos desse sonho, construímos um pouquinho desse sonho. Então eu tenho certeza que todos vocês, que estão aqui hoje para serem homenageados, vão ser lembrados eternamente. E se estão aqui, porque estão desenvolvendo essa educação brilhante que Paulo Freire nos ensinou, que é essa educação libertadora e tem na sua base a construção de sonhos”.
Saiba quem foi homenageado hoje:
Amilton Alves De Souza;
André Ricardo Baqueiro Da Silva;
Ariana De Souza Carvalho;
Bárbara Moraes Mendes Da Silva;
Dilma Reinaldo;
Edvan De Souza Santos;
Fabrício Faro;
Genario dos Santos;
Gracineide Selma Santos De Almeida;
Guilherme Jose Elias Eloy;
Itamar Carneiro;
Jefferson Correia Da Conceição;
Lúcio Evandro Da Silva Bastos Junior;
Luiz Henrique Menezes De Lima;
Magnólia Silva Queiroz;
Manoel Messias;
Maria Das Graças Santos Oliveira;
Maurício De Souza Campos;
Moacir Lira De Oliveira;
Ricardo Oliveira Da Silva;
Roberto Souza Pereira;
Solange Da Silva Fiscina;
Tania Regina Leite Santos Figueiredo.
ASCOM – Luma Menezes.