Ao discursar em sua posse, Luma aproveitou a oportunidade para pedir ao Prefeito a criação de um plano municipal de emergências climáticas
Em seu primeiro dia útil do ano, a Câmara Muncipal foi convocada para a Sessão Solene de posse da mesa diretora. Em evento marcado pela presença de autoridades civis, militares e pela primeira vez, a presença do bispo diocesano foi contemplada. Toda a Mesa do biênio 2021 – 2022 foi reeleita para comandar as discussões da casa para o biênio de 2023 – 2024.
Compareceram à Sessão o Comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, Cel. Ávila; o delegado Fábio Santos; o bispo Francisco de Oliveira; os secretários Iraci Gama, Márcio Gomes e Gustavo Carmo; Tárcio Mota presidente do PT e representante do Deputado Joseildo Ramos; o Prefeito Jaquim Neto e seu vice Roberto Torres; a deputada estadual eleita Ludmilla Fiscina e diversos populares.
Reeleitos
Nesta Sessão os vereadores decidiram manter a Casa sob liderança do Presidente Cleto da Banana sua Vice-Presidente Raimunda Florêncio. Para a Secretaria da Mesa foram mantidos os vereadores Luma Menezes como 1ª Secretária e Djalma Bispo como 2º Secretário.
A Mesa Diretora é responsável por decidir e mediar os debates e votações que acontecem na Câmara. Ao Presidente cabe inclusive a administração e representação do Poder Legislativo. Enquanto os Secretários auxiliam a Presidência realizandos os registros de presença, atas e fazendo a leitura das matérias em discussão.
Após assinar o termo de posse, os vereadores eleitos discursaram para agradecer os votos de sucesso dos colegas. Luma Menezes, 1ª Secretária iniciou sua fala agradecendo a Deus e à sua família, que em suas palavras são sua base e conforto frente aos desafios. Também agradeceu aos seus mais de 1.000 eleitores que a ela confiaram a cadeira de vereadora.
Além de se comprometer a fazer mais melhorias no legislativo, Luma destacou dois frutos do seu trabalho. Primeiro, a Escola do Legislativo, que em breve ganhará forma na conclusão da reforma da Câmara e dará cursos à servidores e vereadores para otimizar seus trabalhos. E a Procuradoria Especial da Mulher, que será ampliada na mesma reforma e presta apoio à mulheres vítimas de violência.
Ainda sobre a Procuradoria, Luma relembrou quando no mesmo dia, Juci afirmou que a instituição também busca fortalecer a participação feminina na política. Logo seguida questionou: “Por que não termos uma prefeita em 2024?”. E seguiu: “Ou uma presidente da Câmara Municipal mulher? Porque também nunca tivemos” enquanto olhava para o Presidente que retribuiu sorrindo. A fala foi seguida de aplausos.
Compromisso do Executivo
Inesperadamente, Luma aproveitou a presença do Prefeito Joaquim Neto para pedir que seja feito um plano municipal de emergências climáticas. Nos últimos dias Alagoinhas sofreu com intensas chuvas de inundaram bairros e causaram incontáveis prejuízos.“Principalmente para quem mora na periferia, na zona rural. Mais do que tudo, esse é o momento de pensar os efeitos do clima na nossa cidade” afirmou.
Vale ressaltar que no mês passado a vereadora foi chamada pela comunidade do Mangalô para fiscalizar uma obra de pavimentação que impermeabilizou mais de 8km sem um único bueiro instalado para o escoamento da chuva. Um vídeo foi produzido e pode ser assistido aqui.
Concluindo a sessão, o Presidente Cleto da Banana emocionado ao discursar decretou: “Esta é a casa do povo e para o povo ela trabalha incansavelmente”.
ASCOM – Luma Menezes.