Câmara de Alagoinhas retorna às operações em clima de novidades

Com casa cheia, Vereadores iniciam o novo ano legislativo entre obras e o luto.

Inaugurando o ano legislativo de 2023, os Vereadores de Alagoinhas se reuniram em Sessão Solene com a presença de plateia farta e autoridades. A cerimônia ocorrida na terça-feira, 07 de fevereiro, foi dirigida pela Mesa reeleita por mais 2 anos, da qual a Vereadora Luma é 1ª Secretária.

Os rumos da Câmara a partir de hoje

Conversamos com 3 vereadores para que contassem seus planos para 2023: Jorge da Farinha – PL, Jaldice Nunes – UNIÃO e a vereadora Luma Menezes. Em suma, todos afirmam querer ampliar os esforços para este ano.

Jorge da Farinha

Primeiro, o Vereador Jorge, que afirmou “Estamos voltando com o corpo mais forte para trabalhar em prol da cidade de Alagoinhas. E não tenham dúvida que eu e meu gabinete vamos dobrar o nosso trabalho para 2023”. Após isso, o vereador responde quais seriam as prioridades de seu mandato como as áreas da saúde, educação, segurança, esporte e lazer. Então ele destacou “Gosto de esporte e lazer, tenho projetos na área de esportes e na área de obras, que é pavimentação, esgotamento (…). Inclusive, coloquei emendas para limpeza de rios, para quando virem as trovoadas e enchentes, não causarem problemas”.

Luma Menzes

Enquanto a Vereadora Luma, encara 2023 como um ano de superação de desafios. Entre estes, ela destaca a melhoria da educação, a saúde e a pauta climática que descreveu como muito importante, mas ainda não tão valorizada. E em tom de animação, Luma falou da necessidade de participação e presença popular no legislativo. “É muito importante que a gente tenha ainda mais a população participando deste momento. Nacionalmente e estadualmente a gente tem uma nova formatação de governo sendo configurada e que ainda bem esses 2 governos sinalizam que valorizam pautas importantes como essas (…). Estaremos aqui fazendo cumprir o papel de vereadora, que é justamente cobrar, acompanhar, discutir, propor e fiscalizar”.

Jaldice Nunes

Em seguida, a Vereadora Jaldice Nunes, que afirmou que dará continuidade ao trabalho que já realizou nos últimos anos. Logo citou “Uma das nossas bandeiras é o empreendedorismo. Portanto a gente vai estar cobrando o empreeendedorismo nas escola, assim como a educação financeira nas escolas públicas. Essa questão também do aumento de vagas de creche para dar esse apoio às mulheres que empreendem”. Além disso, a vereadora adiantou que neste ano será inaugurado o projeto de Câmaras intinerantes. Isto é, todos os vereadores irão para às comunidades in loco para ouvir suas denúncias e demandas. “É estar mais próximo de quem realmente precisa do nosso trabalho”, concluiu.

  • Vereadora Luma Menezes - Foto: Eduardo Perrone/ASCOM
  • Vereadora Luma e seu pai Ozeas posam com amigo - Foto: Guilherme Bitencourt/ASCOM
  • Vereador Jorge da Farinha - Foto: Guilherme Bitencourt/ASCOM
  • Vereadora Luma Menezes - Foto: Eduardo Perrone/ASCOM

Novas instalações

Dentre as melhorias do retorno aos trabalhos, a Câmara trará neste ano a Escola do Legislativo e o novo espaço da Procuradoria da Mulher. Pergutamos à Luma, como autora do lei da Escola qual é sua visão sobre a concretização dos projetos. Ela então responde “A sensação é de que a gente está conseguindo construir” “(…) Ela foi implementada graças à Mesa Diretora, ao interesse e entendimento do Presidente, da Vice-Presidente, do 2º Secretário sobre a importância da Escola do Legislativo aqui na nossa Câmara para expandir educação política na nossa cidade.

Enquanto realização da bancada feminina, a Procuradoria da mulher, completando 1 ano foi reformulada e contará com um novo corpo administrativo e instalações ampliadas. A instituição que visa prestar apoio às munícipes em vulnerabilidade e ampliar a participação política das mulheres. Perguntada sobre como encara a melhoria, Luma afirmou“A Procuradoria da mulher, ela se expande. (…) A gente teve até teve recentemente um diálogo com as vereadoras. E coletivamente a gente pensou e traçou metas para expandir esse alcance para Procuradoria da Mulher”. “É a transformação do recuso público em política pública para a cidade e para as pessoas“.

Além dela, a vereadora Jaldice Nunes, que faz parte da bancada que o órgão anunciou que a serão feitas ações em parceria com a Secretaria de Assistência Sociais – SEMAS. Assim como reforçou o formato coletivo da Procuradoria, criada pelas 4 Vereadoras.

Pesar

Por conta do anúncio do falecimento do Sr. José Mascarenhas, conhecido como Zé Piranha, que era pai da veradora Jaldice, a Sessão foi encerrada após término da fala do prefeito e sem discursos da maioria dos vereadores. Todos os seus pares manifestaram apoio nas redes sociais ou a acolhendo durante a Sessão. Ressaltamos o valor da vereadora Jaldice para a luta feminina no município e desejamos forças para enfrentar esse momento difícil. Dessa forma, Zé Piranha foi homenageado na internet por sua filha com uma música que o descreve como herói.

ASCOM – Luma Menezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responder
Fale conosco pelo Whatsapp
Luma Menezes
Olá como posso te ajudar?