Vereadoras foram à Muritiba prestar apoio à Vereadora Perla Ferreira, ameaçada de cassação por denunciar funcionários fantasma em sua cidade.
No dia que marca os 91 anos do direito ao voto feminino no Brasil, as vereadoras de Alagoinhas se dirigiram à Muritiba. As parlamentares Luma Menezes, Juci Cardoso e Jaldice Nunes, fizeram parte de uma caravana de 11 vereadoras de 8 municípios e de partidos diferentes. O motivo deste deslocamento não poderia ser mais importante do que a defesa dos direitos políticos de uma mulher.
Conheça Perla
A Vereadora Perla conquistou seu primeiro mandato em 2020 pelo AVANTE. No fim do segundo ano de seu mandato, Perla fez 30 graves denúncias contra a prefeitura de Muriba. Segundo suas acusações, o Prefeito Danilo de Babão-PSD seria a mente por trás de um esquema de funcionários fantasma e superfaturamento. Uma dessas denúncias segundo a mesma, 89 cargos da Secretaria de Educação de Muritiba.
Infelizmente, após denunciar o prefeito, Perla não foi acolhida nem mesmo acompanhada nas denúncias pelos colegas de parlamento. Inesperadamente, mesmo com o teor das denúncias e a visibilidade do caso, ela passou a ser a investigada pela Câmara do município. ressaltando-se que Perla é a única vereadora mulher e a única de oposição em Muritiba.
Dessa forma, o golpe orquestrado contra ela pode cassar seu mandato e suspender seus direitos políticos por 8 anos. Enquanto o prefeito não é incomodado pela câmara, o Ministério Público o investiga.
A mobilização
As vereadoras Luma Menezes, Juci Cardoso e Jaldice Nunes de Alagoinhas, Linda Barros e Juraneide Ferreira de Araçás, Débora Núbia de Itapicuru, Professora Alana de Olindina, Paloma Sena de Jandaira, Marcelle Morais de Salvador, Dida Uzeda de Teodoro Sampaio e Juliana Nascimento de Santo Amaro mostraram seu apoio indo pessoalmente à Muritiba. Finalmente em Muritiba, utilizaram um carro de som para cobrar o arquivamento do processo e conversaram com a população sobre o caso.
Todas as vereadoras presentes destacaram a importância da participação feminina na política em coro de guerra, bradando as frases “A política é nosso lugar!” e “Lugar de mulher é onde ela quiser!” encerrando com um sonoro “Não!” ao silenciamento político das mulheres.
ASCOM – Luma Menezes