GT do Meio Ambiente conclui atividades nesta quarta-feira

Durante 7 semanas, oficinas foram ministradas a alunos sobre o respeito ao meio ambiente e ações de sustentabilidade.

Encerram-se hoje (18) as ações do Grupo de Trabalho do Meio Ambiente. O projeto foi iniciado em setembro e se esforçou em discutir questões ambientais com a população, apresentando a responsabilidade que ela tem com um ecossistema equilibrado.

O GT buscou valorizar as datas comemorativas que ocorreram durante sua atuação, como o Dia da Árvore (21/09), Dia da Natureza (04/10) e a Semana da Proteção da Fauna (até 10/10). Todas formaram as pautas do projeto.

Todos esses temas foram abordados na proposta da edição de 2023: Educação Ambiental nas Escolas. Para tanto, foi criada uma força-tarefa que visitou semanalmente o Colégio Modelo, apresentando temas que também fossem pertinentes no ENEM, como poluição e ecologia.

Foram mobilizados 4 voluntários para o GT, Ludimila, Thiago, Gabriel e Brenda. Eles apresentaram atividades lúdicas, como jogos de poemas, desenhos e amarelinhas de materiais recicláveis, para ensinar e divertir os alunos.

Uma das formas de atrair a atenção dos estudantes, foi a participação do biólogo Vagner Viana e o gavião fêmea Xaquira. Foi no dia 11 de outubro, além de um bate-papo sobre a proteção da fauna, os alunos puderam interagir com a ave sob supervisão.

  • Membros do GT sorriem com representantes do SENAC - Foto: Eduardo Perrone
  • Representantes do SENAC apresentam projeto Lacre do Bem - Foto: Eduardo Perrone
  • Estudantes do Colégio Modelo fazem anotações durante oficina - Foto: Eduardo Perrone
  • Estudante apresenta desenho feito por si - Foto: Eduardo Perrone
  • Biólogo Vagner aponta para o gavião enquanto apresenta lâminas - Foto: Reprodução
  • Alunos e membros do GT ao redor de Vagner e Xaquira - Foto: Reprodução

Parcerias

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (SENAC) Alagoinhas aproveitou a oportunidade para difundir a campanha “Lacre do Bem”, que doa cadeiras de rodas a partir da doação de lacres de latinhas. Os alunos conheceram o conceito de logística reversa e o retorno social da campanha.

O Grêmio Estudantil e a diretoria do Colégio Modelo participaram das discussões da implementação e abordagem do GT na instituição.

Resultado positivo

“Os alunos, sem dúvidas, foram os que receberam essa atividade de uma melhor forma” afirmou Ludimila Santos, uma das agentes do GT. Ela ainda se alegrou ao relatar que “sentiu a felicidade deles em participar e querer participar, em sempre estar perguntando”.

Ludimila também celebrou a participação dos estutantes ao lembrar de uma atividade prática: “A gente também fez uma dinâmica que foi do dia das árvores, de nomear uma árvore da escola, e a gente nomeou ‘Hortência'”.

“A gente conseguiu despertar neles o sentimento de pertencimento com o ambiente A gente solicitou para que eles desenhassem como eles veem o meio-ambiente equilbrado (…) e todos eles se incluíram nesse meio” disse Thiago, outro dos agentes do GT. E completou: “A gente precisa tirar a ideia de que o ser humano só se relaciona com o meio destruindo, desmatando, degradando…”

Thiago também apontou que o GT foi uma oportunidade para que assuntos e dados que já são discutidos nos cursos de ciências biológicas, sejam descentralizados das universidades para o ensino básico.

Guilherme Bitencourt para ASCOM – Luma Menezes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responder
Fale conosco pelo Whatsapp
Luma Menezes
Olá como posso te ajudar?