A nova máquina foi fruto de emenda do dep. federal Félix Mendonça (PDT) sob solicitação da vereadora Luma Menezes.
Na última sexta-feira, 28 de junho, a comunidade do Buri recebeu seu mais novo aliado agrícola: um trator Yamar Solis 75cv, equipado com auxílio de partida à frio, motor turbo, redução epicíclica e diversas outras palavras complicadas que habitavam apenas os sonhos do povoado.
Desde 2021, o Buri é periodicamente visitado pelo mandato da vereadora Luma Menezes e, antes disso, pelo mandato do ex-vereador Ozeas Menezes, que também participou da entrega. Há muito tempo, é discutida a necessidade de um trator no território, que depende economicamente da agricultura familiar. A resposta para a reivindicação veio finalmente em junho de 2023.
O trator era esperado por trazer benefícios como a redução do tempo e esforço na roçagem e colheita, aumento na produtiva e a possibilidade de diversificar as culturas plantadas na região. Luma então repassou a solicitação para o deputado federal Félix Mendonça, que prontamente atendeu e pessoalmente entregou o trator na sede da associação comunitária, presidida por Elielson, junto de aliados locais, como Mariane Mercuri e Roberto Torres.
Dentre os presentes, estava o ex-prefeito Paulo Cezar, reconhecido pelos habitantes por conta abastecimento de água e energia trazidos durante seu governo. Uma das moradoras relatou que a sua gestão “Trouxe a água para a gente, que não tinha. A gente carregava na cabeça”. Ao lado, outra moradora agradeceu a entrega do trator, que antes era emprestado de comunidades vizinhas: “Agora temos o nosso aqui para atender a comunidade. Agradeço a Luma em primeiro lugar”.
Durante seu discurso na entrega, a vereadora enfatizou que a aquisição do trator é um bem coletivo: “Ele pertence à comunidade, à associação”. “É um sonho antigo da comunidade, há muitos anos lutando e buscando esse equipamento para garantir que haja uma melhoria na produção da agricultura nessa comunidade”. E finalizou a fala na entrega gratificando Félix.
O deputado então retribuiu o gesto ao dizer que a sua emenda só chegou porque Luma levou a necessidade ao conhecimento dele. Ele então expressou seus votos:“Espero que ele tenham muitas funções, que ele possa gerar riqueza para todas as famílias daqui, da comunidade”. Ele também fez um anúncio “Outros virão!”.
Com isso o deputado referia-se não apenas a outros tratores, mas ao debate iniciado com a comunidade sobre qual seria a sua necessidade mais imediata: Uma casa de farinha ou cursos de corte e costura.
ASCOM – Luma Menezes.
VAMOS prosperar muitíssimo. Parabéns pelo trabalho de excelência.
VAMOS prosperar muitíssimo.