Com a presença da guardiã da História de Alagoinhas, a Sessão foi dirigida pelas quatro vereadoras da bancada feminina e lotaram o Plenário da Casa.
Nesta segunda, 03, foi convocada a Sessão Solene Iraci Gama, onde foram homenageadas mulheres notáveis de áreas diversas, como empreendedorismo, saúde, educação, artes e claro, o empoderamento. O Evento foi de autoria da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal.
Professora Iraci Gama
O destaque da Sessão foi dirigido à secretária municipal de Cultura, Esporte e Turismo – SECET, Iraci Gama, que batizou o evento. Iraci foi posta em posição de destaque e teve seu nome amparado ao de heroínas da Independência da Bahia e reconhecidas no Livro de Aço, como Maria Quitéria, Maria Felipa e Joana Angélica.
A homenageada unânime tem um currículo forte, sendo sido uma vereadora pioneira na ocupação das mulheres na Câmara, professora estadual, secretária de Cultura em diversas oportunidades, e curadora da FIGAM, onde ela mantém um vasto acervo histórico da era de ouro da ferrovia em Alagoinhas.
“A minha alegria maior não é por estar sendo homenageada, mas de elas estarem tendo esse desprendimento de reconhecer o trabalho de uma mulher, porque isso nos dias de hoje é importantíssimo e é fundamental também“ declarou a professora Iraci Gama explicando o sentimento de ser o destaque da noite.
Homenageadas
Conheça o perfil das 6 homenageadas da Vereadora Luma Menezes:
Cleonice de Souza
Mulher Quilombola e profissional da educação.
Geiza Brunelle
Terapeuta Capilar, especialista em cabelos naturais e historiadora.
Maria das Graças Santos Oliveira
Enfermeira, professora e defensora do Sistema Único de Saúde (SUS).
Edivania Feitosa
Servidora Pública e agente municipal de trânsito.
Reijane Santos
Colorida, professora, artista do corpo e das tintas.
Como homenageada surpresa, Luma chamou ao palco sua mãe, Maria Ana, que foi aplaudida pelo plenário e auditório. Luma dedicou à Dona Ana a “mulher que eu sou” antes de se abraçarem e emocionarem em seguida.
Orgulho em representar
Conversei com Luma e Juci, 2 das 4 vereadoras da bancada feminina e que são as raízes da Procuradoria Especial da Mulher. Ambas foram perguntadas sobre seu sentimento no fim da primeira homenagem às mulheres feita pela Procuradoria.
Vereadora Luma Menezes
“Foi muito bacana. A gente conseguiu fazer uma conexão com os 200 de independência da Bahia, a gente trouxe um resgate histórico a partir do protagonismo dessas mulheres, que foi importantíssimas para o simbolismo que temos hoje”.
Em seguida, Luma explicou que a importância de Iraci Gama para a construção de Alagoinhas, é comparável à importância das heroínas citadas na construção da Bahia.
“Iraci, nós podemos dizer que é um patrimônio histórico da nossa cidade, porque há mais de 60 anos ela vem construindo, trabalhando com a nossa cidade(…). E trazer Iraci como essa heroína ainda em vida é muito importante. Para nós é uma realização”.
Vereadora Juci Cardoso
“Eu acho que é muito importante porque a pluralidade é algo que nos caracteriza, que precisa ser respeitado, incentivado e visto como algo positivo. (…) É a unidade na diversidade.”
A partir da fala da diversidade, lembrei a Juci de sua indicação inédita na Câmara de uma mulher trans. Juci então afirmou:
“A luta das mulheres que eu acredito, é a luta de todas as mulheres. TODAS as mulheres. (…) O feminismo, ele é plural, a luta precisa ser. Então a vinda de Bi aqui significa isso, que nós precisamos nos unir dessa diversidade. Não importa se ela é trans, se ela é cis, é mulher”.
Vem ver
Veja as homenagens abaixo, na íntegra da Sessão transmitida pela TV Câmara.
Guilherme Bitencourt para ASCOM – Luma Menezes
Pingback: Câmara retoma os trabalhos com grandes novidades: Procuradoria e Escola do Legislativo e CPI do transporte. – Luma Menezes