PROPOSTAS PARA O MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE.
- Água: políticas públicas para avançar no abastecimento de água e alternativas de descentralização.
- Energia: lutar e buscar caminhos para incentivar as energias limpas e renováveis, com diminuição gradativa do monóxido e dióxido de CO2.
- Alimento: ações de combate à insegurança alimentar e incentivo ao aumento da produtividade agrícola e fortalecimento da agricultura familiar.
- Fomentar a reciclagem como caminho para geração de valor e geração de emprego e renda, a partir de valorização e incentivo.
- Lutar pela inclusão da “segurança climática” e do “acesso à água potável e ao esgotamento sanitário” em nossa Constituição Federal, como direito fundamental (no art. 5º).
- Estudar e analisar a importância de demarcação de Terras Indígenas e de titulação de Territórios Quilombolas no Brasil, pois os povos e comunidades tradicionais, e suas culturas, contribuem para o enfrentamento da mudança climática, para a conservação dessas Áreas Protegidas e da biodiversidade brasileira.
- Dialogar e avançar na reforma e em uma política tributária socioambiental progressiva e promotora de saúde, que reduza tributos sobre atividades econômicas com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e com baixo nível de poluição.
- Lutar e apoiar a implantação do Fundo de Restauração do Bioma Mata Atlântica, pois apenas 7% da cobertura original da Mata Atlântica ainda está de pé.
- Estudo e construção de políticas públicas que visem prevenir e conscientizar a respeito de práticas de maus-tratos a animais (domésticos, silvestres, e de grande porte).